segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Texto informativo2

TEXTO INFORMATIVO Nº. 02

SANTO ESTEVÃO, JULHO DE 2010.

È triste e doloroso o quadro político atual; há um corre-corre para ver quem pode mais, quem vai lucrar mais. Por trás disso, o discurso de que a busca é o melhor do povo, a garantia da liberdade, da democracia, da Gestão Democrática; tudo isso não passam de meras palavras para determinados grupos permanecerem no poder, já que a política se tornou uma profissão e os políticos grandes profissionais, que ora “acendem” velas para “deus” [1], ora “acendem” velas para o diabo, sabendo a maioria deles que suas almas pertencem a este último, pois tudo que fazem é pelo amor ao dinheiro. È escandaloso o que vemos dia-a-dia, tanto a nível dos municípios, quanto a nível de país; ou você acha que alguém que gasta milhares ou milhões em uma campanha está preocupado com o bem comum? As ideologias, se já existiram, viraram fumaça.

A coisa é tão séria que tais políticos que desejam o poder, mostram a política como algo feio e sujo, justamente para os homens e mulheres de bem se afastarem dela e deixa-los à vontade. Tal situação nos remete ao pensamento de Matin Luther King Jr., que afirmou: “o que me assombra não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”; isso tem acontecido de forma real, pois os bons estão se calando ou sendo calados; estão questionando: “ para que debater, se as verdades já estão postas, se as boas palavras viraram meros gemidos, se quem tem conhecimento está na “cauda”, enquanto os sem visão estão na “cabeça”?

É preciso mudar tal quadro, mesmo que seja custoso; os homens e mulheres de brio, força e coragem devem furar o cerco e ajudar a construir uma sociedade menos corrupta e menos corruptível. Existem pessoas dignas que ainda podem mudar o quadro; pessoas que querem o bem comum e não o dinheiro que pertence a todos nós e deve servir para a melhoria da saúde, da educação, dos transportes...

É preciso que nas próximas eleições não votemos pela emoção ou porque A ou B está indicando. Busquem na Internet, nos jornais, nas revistas bons nomes e ai dêem seu voto; não o perca, pois no futuro o seu ar dependerá das escolhas que fazes agora.

Afirmo tais coisas, pois sonho com um mundo melhor, uma sociedade mais justa e ai, no plano secular, chego a invejar Olga Benário Prestes, que foi capaz de dar a vida pelo sonho de um mundo melhor; ela dizia: “lutar pelo justo, pelo bom, pelo melhor do mundo”. Ela morreu pelo seu sonho, mas o bom é que existem muitos que mantêm viva a esperança desse mundo melhor e continuam, mesmo com ações tímidas, lutando por isso.

Seja um desses “soldados” e de repente, teremos um “exército” iluminado pelo “Sol da Justiça”.

Do professor: José Agnaldo Barreto de Almeida

Mestrando em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional, pela Universidade do Estado da Bahia/ UNEB.



[1] Este deus a quem o autor se refere e a maioria dos políticos seguem, não é o Altíssimo, o Todo Poderoso, o Deus Vivo que criou os céus e a terra. Está com d minúsculo, pois se refere a Mámon, aquele que cega o entendimento e rouba as almas daqueles(as) que amam o dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário